• 	Informações sobre a Sessão do dia 13/8 na Câmara de Criciúma

Informações sobre a Sessão do dia 13/8 na Câmara de Criciúma

14 Ago, 2018 10:17:35 - Política

Criciúma 9SC)

Professora é reconhecida por prêmio nacional

A professora Cristiane Dias, escolhida em 13 de julho entre os dez vencedores da 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 – 2018, considerado o mais importante prêmio da Educação Básica do Brasil, foi a homenageada da sessão desta segunda-feira (13/8). Ela recebeu Moção de Aplausos em reconhecimento ao prêmio, uma proposta do vereador Julio Colombo (PSB), e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Cristiane Dias é professora de Língua Estrangeira do 9º ano na Escola Pública Estadual Maria José Hulse Peixoto, localizada no Bairro Brasília, em Criciúma. Sua sequência didática, escolhida entre 4.186 projetos inscritos, é denominada “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua) e levou os estudantes a debater imigração com haitianos e ganeses que vieram morar na cidade. Sua ideia de trabalhar o tema com aproximadamente quarenta e cinco alunos do 9º ano surgiu, quando ela se deparou com uma vendedora num shopping da cidade não conseguindo se comunicar com imigrantes ganeses, recém-chegados em Criciúma.

A professora ensinou conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, interagir e dar informações a quem precisasse. Assim, os estudantes entenderam a importância de uma língua em comum, treinaram o idioma e vocabulário e se sensibilizaram sobre questões como respeito e diversidade.

Cristiane desmitificou a ideia de que não se aprende inglês em escola pública. Utilizando o inglês, a professora Cristiane Dias trabalhou a empatia, respeito e o combate à xenofobia. O resultado foi excelente: seus alunos começaram a ajudar e informar os imigrantes quando solicitados.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

A iniciativa é uma realização da Fundação Victor Civita, através da revista Nova Escola, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Ao longo de 20 edições, foram premiados 221 educadores, que receberam até hoje dois milhões e seiscentos mil reais.

A cerimônia de premiação que escolhe o Educador do Ano acontecerá no dia 1º de outubro, em São Paulo. O Educador do Ano é contemplado com um prêmio de R$ 15 mil e sua escola com R$ 5 mil. A Professora Cristiane é forte candidata ao prêmio máximo, pois ela participou em quatro edições anteriores, ficando entre as cinquenta melhores em três delas.

Vereador pede informações sobre oficinas ofertadas

O vereador Ademir Honorato (MDB) está solicitando por meio de requerimento, informações sobre o Centro Cultural Jorge Zanata. Ele quer saber sobre o que irá funcionar no Centro Cultural Jorge Zanata, quais oficinas serão oferecidas e quais oficinas são oferecidas hoje, na Casa da Cultura da Praça Nereu Ramos. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Estudo para projeto para construção de rótula é solicitado

O vereador Miri Dagostim (PP) está solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que ele informe se existe algum estudo ou projeto para construção de uma rótula próxima ao IFSC - Campus Criciúma,  entre a SC – 443 e a Rua Antônio Daré, Bairro Vila Rica. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Critérios para a cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos em discussão 

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) levantou a questão dos resíduos sólidos em seu requerimento apresentado na sessão de segunda-feira (13/8). Ele pede informações ao Executivo se existe possibilidade de que sejam estabelecidos critérios específicos na cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos - de empresas e entidades que por alguma razão, ambiental ou não, sejam obrigadas a dar uma adequada destinação ao lixo produzido, por este não ter características de lixo domiciliar, através de contratação de empresa especializada na coleta deste resíduo especial.

Lombadas eletrônicas

A existência de algum projeto visando instalações de lombadas eletrônicas no trecho da Rua Henrique Lage entre a Avenida Centenário e a Rua Vitor Hugo, localizada no Bairro Santa Bárbara foi o assunto do requerimento do vereador Aldinei Potelecki (PRB). Segundo o vereador, a alta velocidade dos veículos que por ali transitam vem causando insegurança aos pedestres.

Calçadas

O vereador também está solicitando ao Executivo, se existe projeto de construção de calçadas na Avenida Centenário, trecho entre a rótula com Avenida Jorge Elias De Lucca e Rua Curitibanos, localizada no Bairro Nossa Senhora da Salete. Em caso da não inexistência do projeto existe a possibilidade de elaboração do mesmo. Proposições foram aprovadas por unanimidade.

Sinalização proibindo estacionamento de caminhões é questionada

O vereador pastor Jair Alexandre (PSC) está pedindo ao Executivo se existe possibilidade de colocação de sinalização que proíba o estacionamento de caminhões na Rua Helvécio Coelho Rodrigues, ligação com Dolário dos Santos, no trajeto de contorno para Avenida Centenário (ao lado do Edifício Ipanema). Ele menciona que é importante, pois quando um caminhão fica ali estacionado, torna inviável e perigoso o tráfego no local.

Contraceptivo

O vereador também pede, em outra proposição, se existe possibilidade de que mulheres em situação de vulnerabilidade recebam, através da rede pública municipal de saúde, o contraceptivo reversível de longa duração de etonogestrel, pois toda criança gerada em situação de vulnerabilidade acaba onerando o erário.

As mulheres em situação de vulnerabilidade são representadas pelos seguintes segmentos: dependentes químicas; moradoras de rua; multíparas (que tiveram três ou mais partos prévios); puérperas de alto risco ou comorbidades; portadoras de doenças que contra indiquem a amamentação; com distúrbios de saúde mental ou rebaixamento no nível de entendimento, com laudo de avaliação psicológica comprovado; que não se adaptaram a todos os outros métodos oferecidos nas unidades de saúde do Município; portadoras do vírus HIV. As proposições foram aprovadas por unanimidade.

Repasse de recursos financeiros do PNAE em discussão

O vereador Julio Kaminski (PSDB) está solicitando cópia dos valores repassados dos recursos financeiros executados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, através de transferências automáticas realizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, entre janeiro/2017 e julho/2018.

Ele quer saber quantos alunos estão sendo beneficiados com o programa PNAE, cópia das transferências dos recursos aplicados na infraestrutura física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, em quais locais públicos estão sendo divulgadas as informações acerca do quantitativo de recursos financeiros recebidos para execução do PNAE, conforme Artigo 17, VIII da Lei Nº 11.947 de 16 de Junho de 2009. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereadores derrubam veto do prefeito

Os vereadores rejeitaram por unanimidade o veto total ao Projeto de Lei de Iniciativa do Poder Legislativo nº PL/037/18, que “dispõe sobre a afixação de placas informativas sobre o auxílio preventivo ao suicídio prestado pela Rede de Proteção à Vida”, de autoria do suplente de vereador Juarez de Jesus (PSD). A vereadora Camila Nascimento (PSD) subiu na Tribuna para defender a matéria. 

A matéria, segundo o autor, se caracteriza como forma de prevenção ao suicídio, dado o aumento no número de ocorrências, consoante consulta ao Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM, senão vejamos: no ano de 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes; já em 2015 o número chegou a 11.736: 5,7 a cada 100 mil. Registra-se, por oportuno, que em nosso Município, no ano de 2015 foram 20 mortes; em 2016, 19 e em 2017, 27 mortes. No presente ano, já tem-se nove ocorrências registradas. Já no que concerne às tentativas, estudos realizados pela Unicamp demonstram que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à sua própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Tais alarmantes estatísticas tornam necessário, portanto, a tomada de medidas preventivas contra o suicídio, finalidade já citada do presente projeto de lei. “Faz-se necessário, entretanto, divulgar informações às pessoas que se encontram em sofrimento, acerca do auxílio preventivo”, comentou o autor o projeto.

Outros projetos:

PE 61/18 que Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cessão de Uso com o Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

PE 68/18 Altera o art. 1º da Lei 7.247 de 6 de junho de 2018, ou seja, fica o Chefe do Poder Executivo municipal autorizado a receber em doação áreas de terra da Sociedade Amigos do Bairro Santo Antônio, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 82.918.194/0001-73, localizada na Rua Laguna, no Bairro Santo Antônio, matriculada no 1º Ofício de Imóveis de Criciúma sob o nº 42.420. Aprovado por unanimidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE