TRE-SC realiza 4º Simulado Nacional de Urnas

14 Mar, 2018 14:43:43 - Política

Florianópolis (SC)

Iniciou, na última segunda-feira (12), o 4º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com foco em Hardware. Ao todo, 174 servidores e estagiários estarão testando as urnas até sexta-feira (16) com o objetivo de averiguar o desempenho dos equipamentos.

O simulado ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. No TRE-SC, são 766 urnas de seis modelos diferentes, que representam ao todo 4% do parque de urnas do Tribunal, número considerado pelo TSE como estatisticamente seguro para testes.

A atual simulação utiliza um programa que é mais próximo daquele que será utilizado nas eleições. “Duas novidades que já estão decididas e que serão implementadas para 2018 são o registro dos mesários na urna e a tela resumo. Ao final da votação, a urna apresentará uma tela com todos os votos do eleitor, que é a chamada tela resumo, então o eleitor poderá conferir todos os votos e depois apertar o confirma”, explica João Sebastião de Andrade, chefe da Seção de Voto Informatizado.

Durante o simulado, as urnas são preparadas para uma consulta popular, como se fosse de fato uma eleição real, e são verificados os eventuais problemas, como travamentos que possam ocorrer e ser corrigidos rapidamente.

Esse é o penúltimo Simulado Nacional de Urnas antes das Eleições 2018; o último ocorrerá em maio deste ano.

Assista ao vídeo em: https://youtu.be/qx19RBWP_QQ 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE