•  TRE-SC ganha prêmio de inovação em governo

TRE-SC ganha prêmio de inovação em governo

06 Set, 2017 14:54:22 - Geral

Florianópolis (SC)

A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Tribunal Regional Eleitoral catarinense recebeu, na última sexta-feira (1º), o prêmio HubGov, na categoria “Melhor Proposta de Solução”, para o desafio estabelecido no início do programa de mesmo nome. A ASCOM do TRE-SC, buscando otimizar a divulgação do cadastramento biométrico em todo o estado, apostou na colaboração das 13 instituições municipais, estaduais e federais participantes do programa, para responder ao seu desafio de inovação. O programa HubGov tem como objetivo formar inovadores dentro das instituições públicas.

“Estamos bastante felizes não só pelo reconhecimento da solução que chamamos de HubBio, uma rede de divulgação da Biometria, mas especialmente por termos feito parte desta primeira turma de inovadores, formada ao longo de 6 meses, em que a troca de experiências, a integração e especialmente o trabalho colaborativo fizeram a diferença”, afirmou a assessora de comunicação social do TRE catarinense, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves Petrelli. Além da assessora, representaram a ASCOM no programa HubGov os responsáveis pela área de imprensa, Jairo Grisa, e de comunicação institucional, Juliana Vier Both.

Na execução da proposta, a Polícia Militar de Santa Catarina, por exemplo, divulgou o cadastramento biométrico para os 11 mil policiais militares do estado e também para mais de mil grupos de Whatsapp, que constituem a Rede de Vizinhos. “Hoje, o programa Rede de Vizinhos se encontra presente em mais de 70 municípios do estado, com mais de 1100 células onde as pessoas acabam compartilhando informações. Utilizar essa rede como uma forma de incentivar e fomentar o cadastramento biométrico é fundamental para que a gente fortaleça a cidadania”, declarou o major Thiago Vieira.

Já a Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM) divulgou entre os seus servidores e seguidores nas redes sociais. “A parceria com o TRE foi algo que o próprio HubGov nos proporcionou. Assim, a gente conseguiu trocar muitas experiências e fazer uma parceria atuando em redes sociais e também publicando algumas informações no portal do Governo do Estado de Santa Catarina, divulgando o cadastramento biométrico para todos os servidores e jornalistas através do nosso mailing”, comentou a jornalista Mauren Rigo, representante da SECOM no programa. 

Os resultados da iniciativa da ASCOM do TRE-SC foram apresentados em um vídeo durante o encerramento do programa HubGov, quando as instituições e autoridades presentes a elegeram como a melhor solução por meio de uma votação online.

O programa

Idealizado pela empresa WeGov, o programa capacitou 55 servidores públicos para novas demandas sociais. “Com desafios tão urgentes, os servidores têm que se preparar para entregar melhores serviços, então, o HubGov vem para preencher essa lacuna, testar novos métodos de trabalho, novas formas de as instituições colaborarem entre si, para atender de fato as demandas do cidadão”, explicou André Tamura, um dos criadores do programa.

Foram seis meses de duração, com encontros que envolviam palestras, oficinas e rodas de conversa com temas sobre modelo de negócios públicos, social media para governos, processos de comunicação, entre outros. A empresa Softplan, no Sapiens Parque, norte de Florianópolis, sediou o desenvolvimento do programa.

Instituições participantes

Além do TRE-SC, as instituições municipais, estaduais e federais que participaram do HubGov foram: Polícia Militar de Santa Catarina, Correios, Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Administração (SEA), Secretaria de Saúde, Secretária da Fazenda, Justiça Federal, Prefeitura de Palhoça, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE