teste biometria e segurança da urna em São Bento do Sul

20 Set, 2018 14:23:50 - Geral

São Bento do Sul (SC) 

Secretário de Tecnologia da Informação do TSE estará em São Bento do Sul na sexta (21) para acompanhar teste da biometria

A Justiça Eleitoral catarinense realizará, na próxima sexta-feira (21), em São Bento do Sul, um teste de campo para validação dos dados biométricos migrados, por meio de convênio assinado com o Instituto Geral de Perícias (IGP), e que serão utilizados nas Eleições 2018. O evento contará com a presença do secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino. A partir das 16h, o secretário estará à disposição da imprensa para falar sobre o teste e responder questões sobre a urna eletrônica, em contraponto às Fake News que o processo eletrônico de votação vem sofrendo. Na sequência, às 18h, o presidente do TRE-SC, Ricardo Roesler atenderá a imprensa.

O teste inicia às 8h no Campus São Bento do Sul, da Universidade de Joinville (UNIVILLE), e contará com a participação de cidadãos e estudantes da faculdade. Para a realização do teste, nove urnas serão carregadas com o cadastro dos 61 mil eleitores da cidade, divididos por ordem alfabética, que poderão responder a seguinte pergunta “Você costuma fiscalizar seus candidatos?”. 

São Bento do Sul possui 27.275 eleitores cadastrados biometricamente pelo TRE-SC e, além destes, o IGP compartilhou com a Justiça Eleitoral os dados biométricos e biográficos de mais 11.885 eleitores da cidade. Em todo o estado, a parceria com o IGP permitiu o compartilhamento dos dados de aproximadamente 500 mil eleitores.

O teste em São Bento do Sul tem como objetivo averiguar o percentual de reconhecimento das biometrias para alertar o TSE caso ocorram problemas durante a verificação e também recolher informações a serem repassadas aos mesários que trabalharão nas eleições e irão fazer o batimento oficial das biometrias no dia do pleito.

Encerrando o evento, às 19h, será realizado um painel temático sobre a campanha institucional "O Voto é Meu - Meu Futuro, Minha Escolha", cujo objetivo é incentivar a participação dos jovens nas eleições.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA TRE-SC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE