•  Projeto gratuito de educação de sistema cooperativo completa 16 anos

    Progrid aborda temas relacionados às finanças, desenvolvimento de competências pessoais, qualidade de vida, formação de empreendedores, responsabilidade socioambiental e cooperativismo sustentabilidade, liderança, finanças e desenvolvimento pess

Projeto gratuito de educação de sistema cooperativo completa 16 anos

23 Jul, 2018 11:03:23 - Economia

Levar o conhecimento e desenvolver a população dos locais onde cooperativas estão inseridas é um dos principais objetivos do Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (Progrid). O projeto, criado pelo Sistema Ailos, completa 16 anos de atuação em 2018 e soma diversos resultados positivos: já são mais de 1,8 milhão de pessoas que participaram de cursos, palestras e teatros gratuitos relacionados ao progresso pessoal, comunitário e qualificação profissional. Sustentabilidade, educação financeira, ética e inovação são alguns dos assuntos trabalhados tanto no formato presencial, como na modalidade de ensino a distância (EAD) nos mais de 290 aperfeiçoamentos.

O projeto atrai cada vez mais interessados e surpreende todos os anos. Somente em 2017 foram 413.878 participantes. Um crescimento de 17% com relação a 2016, conforme o Elaine Aparecida Rodrigues, gerente de Organização do Quadro Social do Sistema Ailos. “Estamos sempre em busca de evolução e melhorias para que todos possam usufruir dos cursos. A possibilidade de poder aprender sem sair de casa é um dos diferenciais que conquista mais e mais alunos”, afirma. Os cursos vão desde inglês básico, acordo ortográfico, excel e finanças pessoais até questões ligadas ao empreendedorismo como ética, liderança, gestão e técnicas de vendas.

Diferentes formatos de ensino possibilitam expansão do conhecimento

A possibilidade de estudar em horários flexíveis e escolher dentre inúmeras áreas e cursos atrai muita gente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a modalidade de ensino que mais cresce no país é a EAD. Das 3,3 milhões de matriculas realizadas no país entre 2003 e 2013, um terço foi em cursos a distância. Recentemente, o Sistema Ailos realizou uma parceria com o Sebrae, que trouxe uma série de novos aperfeiçoamentos para a plataforma online do Progrid. “Para nós é muito gratificante possibilitar a expansão do conhecimento para os cooperados e contribuir com a educação. Nesses 16 anos do projeto é notável os impactos positivos nas comunidades em que estamos inseridos. Colaborar com a formação do cidadão e apoiá-lo em seu crescimento é um dos nossos princípios”, complementa Elaine. 

Para participar basta ser cooperado de uma das 13 cooperativas que fazem parte do sistema e cadastrar-se gratuitamente no site www.progrid.coop.br. Lá é possível conferir a lista com mais de 50 cursos disponíveis. Eles contemplam desde empreendedores iniciantes ou experientes a estudantes que buscam qualificação, além de opções para crianças e diversas temáticas voltadas à comunidade.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 650 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 175 postos de atendimento e R$ 6,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 2,5 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Sistema Cecred são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credelesc, Transpocred, Credifoz, CredCrea, SCRcred, Evolua, Credicomin, Crevisc e Viacredi Alto Vale.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança