Projeto Eleitor do Futuro é lançado em escolas

20 Set, 2017 09:51:37 - Geral

Florianópolis (SC)

Os alunos de dez turmas do 9º ano do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Florianópolis, participaram nesta segunda (18) do lançamento do projeto “Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania”, que contou com a realização de uma palestra sobre política e democracia, distribuição de cartilhas e simulação de uma votação em urna eletrônica com os adolescentes presentes.

A palestra foi ministrada pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), desembargador Jaime Ramos, que falou sobre democracia, direitos e deveres dos jovens, além de mencionar a importância da participação política das mulheres, lembrando da campanha do TRE-SC, “Mulheres na Política – Elas Podem. O País Precisa”.  

O desembargador comentou que os alunos estão “antenados com a política", mas que “não estão muito propensos a participar dela. A nossa função aqui é aflorar neles o sentimento da necessidade de maior participação".

Já a cartilha distribuída, intitulada “Voto e Cidadania”, explica o que é democracia, para que serve o voto, como escolher um bom candidato e também mostra o papel da Justiça Eleitoral.

No final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma votação simulada, utilizando a urna eletrônica para elegerem candidatos de cinco partidos fictícios. O aluno Pablo Gimenez achou importante a iniciativa de apresentação da urna para os jovens, que nunca a utilizaram, para aprenderem a manuseá-la futuramente, e também ressaltou a importância do incentivo à discussão sobre política, considerando que “é algo que está sendo bem debatido recentemente e a gente deveria falar mais sobre isso na escola”.

Ao comentar sobre o “Eleitor do Futuro”, o coordenador geral do IEE, Vendelin Borguezon, ressaltou que o projeto representa um momento marcante de incentivo e motivação da cidadania, já que "muitas vezes se cai em um descrédito de que todo representante não age corretamente. Mas é neste momento que o jovem tem que perceber e agir por meio do voto consciente para escolher o seu representante que vai trabalhar para o país".

O objetivo do projeto, criado pelo TSE e desenvolvido localmente pela EJESC, é despertar a consciência política dos jovens e promover o exercício da cidadania. O Eleitor do Futuro conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, envolvendo a participação direta dos docentes e discentes.

O projeto prosseguiu nesta terça-feira (19) na escola Brigadeiro Eduardo Gomes com a visita da Promotora Eleitoral da 13ª ZE, Dra. Darci Blatte. Na quarta-feira (20), a escola Intendente José Fernandes também receberá o Eleitor do Futuro, onde será realizada a palestra do desembargador Saul Steil. 

As escolas que tiverem interesse em receber o projeto ou agendar uma visita guiada ao Centro de Memória do TRE-SC podem entrar em contato a EJESC pelo telefone 48 3251-3798 ou pelo e-mail ejesc@tre-sc.jus.br.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança