•  Projeto de arborização já contemplou oito ruas do Município

    “Rua Arborizada”, implantado pela Fundai em 2019, está levando mais vida ao interior e a área central, terá sequencia a partir de fevereiro.

Projeto de arborização já contemplou oito ruas do Município

23 Jan, 2020 15:32:17 - Geral

Içara (SC)

Quem passa pela Rua João Valvassori, no bairro Jardim Elizabete, é contemplado com um colorido aos olhos. Esta foi uma das primeiras ruas arborizadas da cidade de Içara. Com a proposta de deixar a cidade ainda mais bonita, o Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), lançou no ano passado o projeto “Minha Rua Arborizada”. A iniciativa já contemplou oito ruas. A retomada da arborização em 2020 está prevista para fevereiro.

A aposentada Maria da Silva Bif, moradora da Rua João Valvassori destaca o privilégio por se sentir próximo a natureza com a beleza da rua. “É muito gratificante e uma grande alegria abrir as janelas de casa e poder avistar essas belezas naturais, sou moradora há aproximadamente 15 anos e essas árvores trouxeram ainda mais beleza para a rua”, contou.

O projeto da Fundai contempla uma rua em cada bairro e em 2019 passou por Primeira Linha, Segunda Linha, Terceira Linha, SC-445, entrada do bairro Jardim Elizabete e em frente a Polícia Militar Rodoviária, no bairro Liri, além de Presidente Vargas, Cristo Rei e Boa Vista.

Conforme a presidente da Fundai, Taynan Toretti, além do embelezamento das ruas, o projeto também tem o objetivo de proporcionar bem estar a quem transita pelas calçadas. “Fizemos um estudo para saber qual espécie se adapta melhor, atentando a cuidados com fios e cabos em postes e para não danificar as calçadas, proporcionando sombra aos pedestres”, destacou.

A presidente acredita que deve haver solicitação da população para arborização de mais ruas, mas no primeiro momento o objetivo é concluir as ruas definidas no projeto. “havendo solicitações poderemos estudar para uma possível segunda etapa do projeto, elencando novas ruas, mas isso demanda algum tempo, talvez final do ano, isso depende de uma série de situações, se há mudas, licitação, por isso a ideia no momento é concluir as ruas já delimitadas”, explicou Taynan.

A partir do próximo mês estão previstas ruas como Melquiades Bonifácio Espínola, no Jardim Silvana, Manoel Benevuto Cardoso e Meozi Fernandes, no Loteamento Jussara, José Demo, bairro Aurora, Linha Três Ribeirões, bairro Nossa Senhora de Fátima, entre outras. Serão plantadas espécies de Ipê e Extremosas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE