•  Pedro destaca retomada do  Serviço de Reabilitação Visual

Pedro destaca retomada do Serviço de Reabilitação Visual

03 Ago, 2017 11:01:09 - Política

Florianópolis (SC)

O deputado Padre Pedro Baldissera destacou, no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), a retomada do Serviço de Reabilitação Visual (SRV) na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), pelo SUS. O trabalho estava interrompido desde dezembro de 2015. A partir de 2016, junto da Associação Catarinense para Integração dos Cegos (ACIC), Padre Pedro atuou em uma forte mobilização que envolveu Assembleia Legislativa, trabalhadores e trabalhadoras e lideranças de todo Estado.

“Apesar de um retorno ainda temporário, graças a um processo seletivo para contratação emergencial de profissionais médicos, a medida é muito importante.  Aguardaremos o envio de um PL do Governo do Estado, para gratificação de oftalmologistas exclusivamente neste serviço”, explicou Padre Pedro.  

Santa Catarina tem cerca de 30 mil pessoas completamente cegas. Outros 170 mil têm baixa visão, e dependem de recursos especiais para manter as atividades diárias. O SRV agora volta a funcionar com uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em baixa visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em reabilitação visual, avaliação funcional da visão e orientação de mobilidade. 

Padre Pedro parabenizou a mobilização da ACIC e de outras entidades, e agradeceu aos presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari, e da Comissão de Saúde, Neodi Saretta, que aceitaram o desafio de realizar audiências públicas e debater publicamente soluções para o SRV.

“Nós demonstramos nas audiências a existência de uma fila de espera superior a 2 mil pessoas. Agora esperamos ver essas pessoas atendidas e, junto da ACIC, consolidar este serviço fundamental para o Estado”, concluiu o parlamentar. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/
DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE