Nobel da Paz integra Centro de Desenvolvimento Sustentável da Unisul

11 Fev, 2019 15:37:38 - Geral

Tubarão (SC)

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, concedeu ao professor Benny Dembitzer, economista e diretor do Grassroots África, o título de Honorary Fellow (Pesquisador de Honra), no Seminário Internacional do Projeto Bridge, na University of Cambridge (Inglaterra).

Os pesquisadores do Greens, assim como o professor Benny, realizaram palestras durante o evento científico internacional. O professor Baltazar de Andrade Guerra apresentou The results of Project Bridge in Brazil: Impacts through Research, Innovation and Outreach (Os resultados do Project Bridge no Brasil: impactos através da pesquisa, inovação e divulgação). Na sequência, o professor Issa Ibrahim Berchin, dissertou sobre University campuses as town-like institutions:  Promoting sustainable development in cities using the Water-Sensitive Urban Design (Campus universitários como instituições urbanas: Promovendo o desenvolvimento sustentável nas cidades usando o design urbano sensível à água). Já, João Marcelo Pereira Ribeiro e Samara da Silva Neiva, trataram de Identifying and overcoming obstacles to the implementation of Green Campus (Identificando e superando obstáculos para a implementação do Green Campus).

O professor Benny Dembitzer apresentou o seu mais recente livro The Famine next door: Africa is burning and the West is watching (A Fome ao lado: a África está queimando e o Ocidente está assistindo) e destacou que as sociedades são centralizadas. “Nossas sociedades são altamente urbanas, metropolitanas e centralizadas. Não entendemos mais sociedades que estão em diferentes níveis de desenvolvimento e que países pobres não têm estruturas para enfrentar seus desafios. Precisamos ajudar através de parcerias reais em todos os níveis – não algumas injeções aqui e ali. O maior de todos é a mudança no planejamento e manejo da terra, e coloca a agricultura no centro do desenvolvimento”.

Em setembro deste ano, o professor Benny virá ao Brasil para palestrar na Aula Magna do Simpósio Mundial de Desenvolvimento Sustentável: Os Nexos entre Água-Energia e Alimentos, promovido pelo Projeto Bridge e organizado pela Unisul e Universidade de Cambridge.

Pesquisadores do Greens/Unisul em Cambridge

O grupo de pesquisadores da Unisul, que participou neste evento científico Internacional, na Universidade de Cambridge, foi integrado pelos professores José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (diretor do Greens e professor permanente dos mestrados em Administração e Ciências Ambientais da Unisul), João Marcelo Pereira Ribeiro (mestre em Administração pela Unisul), Issa Ibrahim Berchin (Mestre em Administração pela Unisul) e Samara da Silva Neiva (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul).  

A organização deste evento e a participação da Unisul, contou com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), através do Fundo Newton e foi resultado das pesquisas no âmbito do projeto ‘Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’. Que reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul, e que conta com o fomento das: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK).

Projeto Bridge

O projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’ é coordenado pelo Grupo de Pesquisa Greens, liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco.

O Greens reúne cerca de 30 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Manitoba (Canadá) Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Mudanças climáticas e desenvolvimento Sustentável, o nexos entre água-alimentos e energia, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Climáticos, gênero e sustentabilidade.

Benny Dembitzer, Nobel da Paz: Benny Dembitzer, já foi o diretor europeu do International Phisicians against Nuclear War, laureados em 1985, com o prêmio Nobel da Paz, economista do desenvolvimento e diretor do Grassroots Africa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança