•  Magangin e Aninha recebem acadêmicos do Projeto Rondon

Magangin e Aninha recebem acadêmicos do Projeto Rondon

13 Jul, 2017 13:38:46 - Educação

Cocal do Sul (SC)

A criatividade, esforço, dedicação e voluntariado são os elementos fundamentais que impulsionam o trabalho de 12 jovens acadêmicos da UDESC e IFSC que, a partir de hoje, 13, iniciam uma série de atividades com a comunidade de Cocal do Sul. A iniciativa integra o Projeto Rondon que completa este ano 50 anos de atuação e consiste em integrar os acadêmicos de vários cursos para vivenciar a realidade do cotidiano das comunidades, envolvendo a participação dos estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar da população.

Nesta quinta-feira (13), na escola municipal Demétrio Bettiol, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Educação, Ana Paula Cechinel e a coordenação da instituição.

“Eu já tive oportunidade de participar deste projeto quando jovem e parabenizo os acadêmicos por se darem essa oportunidade. É uma experiência de vida, além de conhecer a cultura, conversar com as pessoas, traçar informações. Uma via de mão dupla. É uma satisfação para Cocal do Sul poder contribuir nessas ações. Sejam bem-vindos e que todos possam ter uma experiência positiva em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Até o dia 21 de Julho, o grupo “laranjinhas”, chamados assim por usarem coletes da cor laranjada para identificação do trabalho, irá desenvolver atividades de integração e oficinas voltadas para diversas áreas, como saúde, educação, cultura, assistência social, musicalidade, oratória, revitalização de espaço público, educação ambiental, entre outros.

Para a participante Aline de Mello Cruz, acadêmica de biotecnologia pelo IFSC de Garopaba, essa é uma troca de saber e um compromisso ao retribuir o estudo de qualidade recebido de forma gratuita. “Nosso grupo é formado por pessoas de diferentes habilidades. Estaremos nas escolas, grupos de idosos, assistência social e com atividades na praça. Queremos interagir e contribuir com a comunidade. Em Cocal estamos nos sentindo em casa. Fomos muito bem acolhidos pelas autoridades e colaboradores. As pessoas são muito acessíveis”, declarou.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon

Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC), uma das principais ações de extensão da UDESC, vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional, buscando-se, assim, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão no âmbito da UDESC, reforçando a missão da universidade diante a realidade social.

O NER já promoveu 12 grandes operações, com cerca de nove mil atividades, 2370 mil extensionistas e 280 mil pessoas atendidas em 119 municípios catarinenses, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina. Nas operações são realizadas atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança