•  Extração mineral em Içara alcança 50 mil toneladas de carvão ao mês

Extração mineral em Içara alcança 50 mil toneladas de carvão ao mês

26 Abr, 2018 16:21:53 - Economia

Içara (SC)

A Mina 101 completa seis anos de operação em 2018 com a marca de aproximadamente 50 mil toneladas de carvão extraído ao mês, dos quais, 95% para a produção de energia elétrica. O destino do restante vai então para a indústria cerâmica e metalúrgica. São ao todo 181 empregos gerados diretamente com a atividade na comunidade de Santa Cruz, em Içara.

"O que vimos desmistifica um pouco a imagem de uma atividade rústica. A mineração é muito organizada. Além disso, investe na segurança dos colaboradores, em tecnologia, meio ambiente e educação", coloca o coordenador do núcleo jovem da Associação Empresarial de Içara, Kleiton Patrick de Alcântara Avi.

O funcionamento da unidade foi apresentado para a Ajei em uma visita técnica nesta quinta-feira, dia 26. Os participantes avançaram por quase 1,5km até a linha de frente do minerador, conheceram o tratamento da água e os projetos socioambientais, entre eles, a doação de 100 mil mudas de eucalipto ao ano para a ampliação da produção melífera na cidade.

Conforme o ranking da Revista Minérios & Minerales, a Mina 101 ocupa a 5ª colocação em programas de segurança no setor nacional e figura na 4ª posição em investimentos para a preservação ambiental. Além disso, receberá o 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira com o projeto interno de adaptação do minerador contínuo.

Aproveitamento cada vez maior

De acordo com o engenheiro de minas do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina, Marcio Zanuz, um dos objetivos das pesquisas desenvolvidas atualmente pelo setor é aumentar o aproveitamento do material extraído e consequentemente a redução dos rejeitos. Isso significaria a possibilidade de novos mercados, inclusive para uso na agricultura. “Santa Catarina tem carvão para no mínimo mais dois séculos de extração no ritmo atual”, acrescenta.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/LUCAS LEMOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal