Educação

Postado em 2015-12-17 16:15:06

TCC Startup Unisul são selecionados no Sinapse da Inovação


Tubarão (SC)

A Unisul submeteu projetos no Sinapse da Inovação e teve 4 deles selecionados. Do projeto TCC Startup, foram selecionadas a startup Climero: plataforma colaborativa para alerta de desastres naturais do ex-aluno do Curso de Sistemas de Informação do Campus Tubarão, Guilherme Antunes Bitencourt, e; a MilkBox: aplicativo para monitoramento e localização de pessoas desaparecidas, dos estudantes Rodrigo Dias Javornik e Gustavo R. dos Santos, ambos do Curso de Sistemas de Informação do Campus da Grande Florianópolis.

Da Incubadora CRIE de Tubarão foi selecionada a UP Nerd: o Nerd em outro nível do estudante de MBA em Gestão de Negócios Lucas Fernandes e de Thiago Marcelino, que também participam do Núcle de e-Sports do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL na Pedra Branca. E startup Aprendizes de Valor, de Thiago Bonetti.

“O TCC Startup é um projeto que tem como objetivo transformar os TCCs em possíveis negócios, bem como desenvolver competências para a Inovação e Empreendedorismo em nossos alunos. Com apenas 60 dias de projeto já estamos colhendo os frutos da metodologia adotada e do empenho dos estudantes”, afirma o professor. Flávio Cecci, Assistentes de Inovação e Empreendedorismo e líder do TCC Startup no Campus da Grande Florianópolis.

O Sinapse da Inovação foi idealizado pela Fundação CERTI com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Tem como objetivo ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região. O programa está dividido em 3 grandes etapas, sendo: etapa 1 de Capacitação e Seleção; Etapa 2 de Pré-incubação e a última de Auditória. O programa está na sua 5ª edição e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da FAPESC e do SEBRAE.

Na Unisul, o Sinapse da Inovação tem sido difundido entre os alunos e professores pelo Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC em conjunto com as Gerências de Ensino, Pesquisa e Extensão nos campi. Das 300 ideias de negócios selecionadas na primeira etapa 4 são startups de estudantes da Unisul.

Gustavo Bitencourt ressalta que o TCC é um trabalho extenso ao qual se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação. “Sendo assim, espera-se que de tal projeto algo complexo e com grande relevância seja construído. O meu TCC em conjunto com meu colega Rahony, foi o Climero, um aplicativo baseado em comunidade para alerta de desastres naturais. Sabendo do potencial do mesmo, resolvemos então dar início a uma Startup com o mesmo, porém, não tínhamos conhecimento satisfatório em temas relacionados a empreendedorismo, startus e afins. Foi aí que o TCCStartup entrou e começou a fazer toda a diferença. Ficamos muito feliz por ter recebido o convite em participar do TCCStartup, pois desde então, evoluímos tanto tecnologicamente quando em meios relacionados a negócios e empreendedorismo”

Gustavo R. dos Santos também comenta que o projeto TCC Startup iniciado pela Unisul, foi de grande importância para o desenvolvimento da MilkBox. “Este projeto proporcionou o desenvolvimento de competências essenciais para empreendedores além gerar um ambiente onde empreendedores mais experientes compartilhavam suas experiências conosco.

Lucas Fernandes explica que a UpNerd foi uma das 300 ideias selecionadas (de 1719) para a segunda fase do Sinapse da Inovação. “Apresentamos o projeto para a incubação da empresa na Incubadora da Unisul (Crie). Buscamos apoio do pessoal da Crie Unisul para melhorar o desenvolvimento da ideia, conseguindo, assim, o contato do professor Max Pereira, que nos ajudou a aprimorar alguns quesitos de nosso projeto e a revisar o modelo enviado para o Sinapse. A Unisul cumpre, dentro do nosso projeto, uma parte fundamental para o desenvolvimento da empresa: a transmissão de conhecimento.

Agora os estudantes e suas startups selecionadas passarão pela etapa de projeto do empreendimento por meio de um Plano de Negócio e poderão participar de capacitações on line oferecidas pelo programa. O Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC realizará assessorias paras os selecionados no iLAB da Pedra Branca. “Não existe férias para quem quer empreender. Precisam agora amadurecer a ideia, desenvolver o plano de negócio até o dia 05 de janeiro, e para isto é necessário trabalhar”, comenta o professor Geraldo Campos, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da AGETEC.

Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA Foto:



Notícias Relacionadas 16:06:00 Unisul Pedra Branca em Florianópolis comemora 20 anos
08:18:22 Professor da Unisul será um dos condutores da Tocha Olímpica
15:52:18 OAB concede Selo à Universidade do Sul de Santa Catarina
09:41:58 Curso de Cinema e Audiovisual está com inscrições abertas
16:15:06 TCC Startup Unisul são selecionados no Sinapse da Inovação

+ Leitor Repórter - envie fotos ou notícias para o JInews
+ Clique aqui e nos siga no Twitter

COMENTÁRIOS 0 COMENTÁRIOS1 de 7


comentar notícia


+ Ver mais


Noticias

+ CAPA
+ Distrito
+ Economia
+ Educação
+ Geral
+ Política
+ Polícia
+ Segurança
+ Variedades
+ Saúde
+ Eventos
+ Esportes

Especiais

+ BR-101
+ Brasil
+ SC-444
+ Santa Catarina
Colunistas

+ Elza de Mello
+ Maso Nyetto
+ Nicole Custódio
+ Susiane Mendes
+ Vivi Maragno
+ Notas da Rô
Multimidia

+ Capa
+ Charge
JI +

+ Clicks JI
+ JI nos Bairros
Leitor Reporter

+ Leitores
+ Ultimas Notícias
+ Enviar Notícia
JI News 2011 - 2012. Todos os direitos reservados. + Política de Privacidade    + Anuncie no JI News    + Facebook    + Twitter